CONNECTA

CONHEÇA O CONNECTA
 

Criado no final de setembro de 2019, o Connecta é um setor do HRHDS que visa promover uma sistematização e popularizar as informações e dados da insitutição. O objetivo é auxiliar e subsidiar positivamente a capacidade gestora da instituição em seus mais diversos setores.

Atualmente, o Connecta possui três frentes de trabalho: (1) Programador: Construção de endereços virtuais para busca em big data baseando-se nos 5 V's (valor, volume, velocidade, variedade e veracidade). O objetivo é o acompanhamento em tempo pré programado de informações diárias essenciais. (2) Analistas: Lapidação dos dados com objetivo de apresentá-los em plataforma on-line como business intelligence e/ou data science, com possibilidade de breves relatórios ou gráficos para tomada de decisão rápida. (3) Análise final: Disponibilização on line e/ou em desktop dos dashboards pré desenhados para publicação na ferramenta Power BI de maneira simplificada. Com isso, é possível sua utilização pelos envolvidos na promoção da informação, sendo ela retroativa ou para ações futuras.

O setor já trabalha com parcerias com outros órgãos, como o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de Santa Catarina.

O que é Data Science?

Data Science é o estudo disciplinado dos dados e informações inerentes ao negócio e todas as visões que podem cercar um determinado assunto.É uma ciência que estuda as informações, seu processo de captura, transformação, geração e, posteriormente, análise de dados.

O que é o Power BI?

O Power BI é um conjunto de ferramentas de análise de dados e compartilhamento de ideias. Foi lançado em 2015, pela Microsoft. Um dos principais objetivos das ferramentas de análise de dados (Business Intelligence) é gerar relatórios e dashboards. Porém, com o Power BI é possível gerar uma visão de 360 graus com as métricas mais importantes em um só lugar, atualizadas em tempo real e disponíveis em todos dispositivos (celular, tablet, computadores, etc.).