ORIENTAÇÕES

 

ORIENTAÇÕES PACIENTES, ACOMPANHANTES E VISITANTES

 

A Cartilha de Orientações (digital) destina-se a pacientes e seus cuidadores (acompanhantes, familiares e visitantes), e sua finalidade é prestar informações importantes aos usuários de nossos serviços, como práticas que visam o bem-estar e a recuperação do paciente, sendo um instrumento facilitador para a convivência comum no ambiente hospitalar. Acesse no link abaixo.

Baixe aqui a Cartilha de Orientações aos Pacientes, Acompanhantes e Visitantes

 Encontre aqui orientações gerais e regras do hospital. Leia atentamente a cada uma das orientações afim de evitar transtornos:

  1. FIQUE ATENTO: O Hospital Hans Dieter Schmidt, de Joinville, faz parte da rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde e realiza atendimentos custeados pelo Sistema Único de Saúde, sem gerar nenhum custo direto à população. Presta atendimento ambulatorial, internação, serviço de apoio diagnóstico e terapia (SADT) e urgência e emergência em especialidades clínicas e cirúrgicas.
  2. ALERTA DE GOLPE: Somos uma instituição pública, 100% SUS, nossos serviços são gratuitos e não existe qualquer pedido de valores para realização de exames, atendimentos e compra de medicamentos. Portanto não é permitida a cobrança de nenhum serviço prestado. Em caso de dúvida, procure a coordenação do setor ou entre em contato com a Ouvidoria - Atendimento: 2ª à 6ª feira das 8:00 às 14:00h. Contato: 47 3481-3191/0800 0482800.
  3. PROFISSIONAIS: No HRHDS você tem à disposição o trabalho competente de toda nossa equipe de profissionais, além dos recursos necessários para que você tenha o melhor tratamento.
  4. HORÁRIOS: Respeite os horários de agendamentos nos ambulatórios e de troca de acompanhantes e visitantes, em caso de internação. Visitas são permitidas somente nos horários estabelecidos.
  5. ACESSO PORTARIA CENTRAL: das 06:00 às 22:00h. Para Cadastro de acesso na Portaria Central, é obrigatório a apresentação de documento oficial com foto/ ou cartão SUS (Conforme Lei 9.453/97). Os horários para cadastro e liberação de acompanhante para acesso ao hospital são: das 7:00 às 9:00h/ das 12:00 às 13:00h e das 19:00 às 20:00h.
  6. CADASTRO: a etiqueta de acompanhante/visitantes é de uso exclusivo nas dependências do HRHDS e deve ser utilizado em local visível. Utilizar roupas adequadas no ambiente hospitalar.
  7. ACOMPANHANTES: somente para pacientes previstos por lei (menor de 18 anos, maior de 60 anos, deficientes, gestantes ou recomendações feitas pelo médico e/ou enfermagem). Conforme legislações vigentes (Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/1990; Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei 13.146/2015; Lei do Acompanhante - Lei 11.108/2005; Estatuto do Idoso - Lei 10.741/2003).
  8. TROCAS DE ACOMPANHANTES: permitido 3 trocas por dia - das 7:00 às 9:00 h/ das 12:00 às 13:00h e das 19:00 às 20:00h. Quadro de horários de visitas (completo) no Mural da Portaria Central.
  9. HORÁRIOS SAÍDA PARA CAFÉ DOS ACOMPANHANTES: 07:00 às 09:00h | 12:00 às 13:00h 15:00 às 16:00h | 19:00 às 20:00h.
  10. OBJETOS PESSOAIS: traga apenas objetos essenciais, o hospital não se responsabiliza pela guarda ou extravio dos mesmos. Traga somente o necessário para o uso do paciente e acompanhante, evitando o acúmulo de pertences no quarto. Cuide dos pertences mantidos no quarto (jóias, dinheiro, celular, bolsas, etc), eles são de sua responsabilidade.
  11. PROIBIDO FILMAR/FOTOGRAFAR: para proteger a privacidade do paciente e da equipe, NÃO são permitidas fotos ou filmagens dentro do ambiente hospitalar (Conforme Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018).
  12. ACESSO RESTRITO: Evite ter que circular nas demais dependências do hospital, a menos que solicitado. Comunique a enfermagem quando irá se ausentar e quando chegar a enfermaria. Não interfira em nenhum procedimento da equipe de saúde. Mantenha a organização dos pertences de seu paciente. Não compare os casos clínicos.
  13. HOTELARIA: lembre-se de trazer para o paciente roupas para dormir e material de higiene pessoal. Não será disponibilizado ao acompanhante nenhum serviço de Rouparia do Hospital (Lençóis, cobertores, travesseiros e toalhas). Esses artigos são de uso exclusivo de pacientes. Os acompanhantes devem trazer estes itens. O hospital não disponibilizará roupas íntimas. É proibido lavar e estender roupas nos quartos e janelas, inclusive nas áreas externas e nos suportes de soro.
  14. AR CONDICIONADO: quando o ar condicionado estiver ligado, manter a porta e janelas fechadas, pois além de prejudicar a qualidade do ar, força o aparelho a trabalhar mais, aumentando com isso o consumo de energia elétrica. Além disto, use o bom senso, mantenha a temperatura agradável para todos. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a temperatura ideal do ar-condicionado gira entre 20º a 23º no verão e 23º a 26º no inverno.
  15. PRESERVAÇÃO: zele pelo ambiente hospitalar. Lembre-se que, depois que o paciente e acompanhante são liberados, mais pessoas utilizarão o mesmo espaço para o restabelecimento da sua saúde. Não encoste cadeiras, poltronas e demais móveis nas paredes. Assim como você espera encontrar um quarto bem conservado, os próximos pacientes e acompanhantes também o desejam.
  16. VISITAS CTIs: Diariamente. 08:30 às 09:00h/ 15:00 às 15:30h (passagem de boletim médico)/ 20:00 às 20:30h. Número de visitas: 2 visitantes por horário. Proibido entrada menores de 18 anos. Em caso de intercorrências, as visitas serão suspensas.
  17. MANTENHA O SILÊNCIO: desligue o seu celular ou dispositivo móvel durante o período da visita, principalmente nas UTIs. Faça silêncio sempre!
  18. ETIQUETA DA TOSSE: se estiver resfriado evite visitar pacientes e ao circular pelo hospital utilize máscara descartável, que pode ser solicitada na Recepção Central.
  19. HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: Lave suas mãos com água e sabão, ou utilize o álcool gel antes de chegar no leito do paciente e após sair do quarto. Desta forma, você evitará que suas mãos levem microorganismos pelo ambiente hospitalar e para sua casa.
  20. SEGURANÇA: não forneça nenhum medicamento ao paciente, apenas a equipe de saúde está apta a isso. Para segurança do paciente não manipule qualquer tipo de equipamento hospitalar. Para locomoção e mobilização do paciente chame a equipe de enfermagem.
  21. PROIBIDO TRAZER ALIMENTOS: Para evitar a proliferação de insetos e respeitar a dieta do paciente, é PROIBIDO que os acompanhantes e visitantes tragam alimentos para o hospital.
  22. PROIBIDO FUMAR: não é permitido fumar nas dependências do Hospital (Conforme Lei Estadual 7.592 de 13/05/1989).
  23. INTERNAÇÃO: O hospital não disponibilizará roupas íntimas. É proibido lavar e estender roupas nos quartos e janelas, inclusive nas áreas externas.
  24. LEITOS: é proibido utilizar, sentar ou deitar nos leitos dos pacientes ou nas camas vazias. Os leitos são destinados para os pacientes.
  25. PROIBIDO JOGAR PAPEL/ABSORVENTE/FRALDA NO VASO: Não jogue papel higiênico, absorventes ou fraldas dentro do vaso sanitário. Por favor, dê descarga depois de utilizar o banheiro e mantenha-o limpo;
  26. PROIBIDO FLORES: flores, são lembranças gentis, mas são fontes de contaminação para o paciente. Não é permitida a entrega de flores dentro do hospital, conforme normas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
  27. COMPREENSÃO: compreenda e respeite os demais pacientes e acompanhantes que dividem o quarto. Não compare casos clínicos e tipos de procedimentos e medicações. Cada paciente possui um histórico clínico diferenciado e quem determinará o melhor tratamento para ele será a equipe médica.
  28. CONSERVAÇÃO: zele pelo ambiente hospitalar. Lembre-se que, depois que o paciente e acompanhante são liberados, mais pessoas utilizarão o mesmo espaço para o restabelecimento da sua saúde. Não encoste cadeiras, poltronas e demais móveis nas paredes. Assim como você espera encontrar um quarto bem conservado, os próximos pacientes e acompanhantes também o desejam.
  29. REFEIÇÃO: os acompanhantes de pacientes têm direito a receber 2 refeições por dia no Refeitório do HRHDS (Almoço: 13:30h às 14h e Janta: 18:30 às 19:00h).
  30. MOVIMENTAÇÃO PACIENTE: para locomoção e mobilização do paciente chame a equipe de enfermagem.
  31. OBSERVAÇÃO DO ACOMPANHANTE: O acompanhante deve colaborar na observação das alterações do quadro clínico comunicando a equipe de enfermagem e prestar auxílio durante as refeições.
  32. CONTROLE: para segurança do paciente não manipule qualquer tipo de equipamento hospitalar.
  33. SEGURANÇA: não forneça nenhum medicamento ao paciente, apenas a equipe de saúde está apta a isso.
  34. TRANSFERÊNCIA DO PACIENTE: Com a finalidade de garantir adequada assistência à saúde dos pacientes que demandem por internações hospitalares, de acordo com a gravidade do quadro clínico ou ocupação de leitos hospitalares, podem ser necessários transferências inter-hospitalares de pacientes. No caso de incapacidade do paciente, ausência do responsável legal ou recusa de assinatura, deverá ser registrado no Termo de Ciência de Transferência Hospitalar para tratamento de saúde.
  35. TRANSFERÊNCIA DO PACIENTE: A transferência de pacientes para leitos de UTI Externos, com a finalidade de garantir adequada assistência à saúde dos pacientes que demandem por internações hospitalares em leito de UTI, de acordo com a gravidade do quadro clínico ou ocupação de leitos hospitalares, deverão proceder com o cumprimento do art. 2º da Portaria SES nº 777 de 28/07/2022 que se refere à obrigatoriedade da assinatura do Termo de Ciência de Transferência Hospitalar para tratamento de Saúde na admissão do paciente que deverá constar no prontuário do paciente.

 

 Atualizado em ABRIL/2024