UNIDADE DE PSIQUIATRIA DO HRHDS COMEMORA 25 ANOS

O setor de Psiquiatria do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt completou ontem, 11 de maio, 25 anos. A instituição atende pacientes da macrorregião Norte e Nordeste que se encontram em crise aguda de patologias e distúrbios mentais. A unidade possui 30 leitos (15 femininos e 15 masculinos) e conta com uma equipe composta por 42 profissionais, sendo estes médicos psiquiatras, médico clínico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, terapeutas ocupacionais e assistente social para atendimento aos pacientes internados, bem como seus familiares, quando necessário.

"Os pacientes que possuem transtorno mental não são tratados de forma segregada, já que as patologias mentais são tratadas no HRHDS como as demais doenças, sem preconceitos ou estigmas. A internação psiquiátrica não deve ser vista como um fator negativo na vida deste paciente. Após a alta, é necessário receber o acompanhamento no CAPS, mas com o apoio da família e a continuidade do tratamento, os paciente podem sim se reintegrar plenamente, na maioria dos casos", afirma a médica coordenadora da Psiquiatria, Carin Tonchuk.

Além do tratamento farmacológico, os pacientes da ala realizam inúmeras atividades com o objetivo de externar suas emoções e ressignificar o período de internação. "Este pode ser um período muito delicado para o paciente e para a familia, principalmente se é a primeira internação. Por isso, todos os pacientes internados na ala tem a possibilidade de receber visitas familiares e não perder este vínculo afetivo, que é tão importante para a recuperação deles", comenta a enfermeira responsável pela ala, Fabiana Brittes Piana.

É importante salientar que a internação psiquiátrica do HRHDS visa controlar a fase aguda da crise. Após a estabilização do paciente e gradativa reintegração à realidade, o mesmo recebe alta e é orientado a dar continuidade ao seu tratamento nas redes de apoio e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). "Durante a pandemia, por exemplo, tivemos muitos casos de reinternação na Psiquiatria, por conta da dificuldade do paciente em dar continuidade ao tratamento, por questões de mobilidade, familiares, diversos fatores" , explica o médico psiquiatra Marlon Willfried Fritze Soares.

A Unidade de Psiquiatria do HRHDS já possui planejamento para uma reforma geral, com ampliação dos quartos, adequação das salas multiprofissionais e melhorias na área externa. Estão previstas nova cobertura do pátio, instalação de academia e área para esportes. O projeto está em fase de aprovação dos órgãos competentes.