REUNIÃO INICIAL PARA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA É REALIZADA COM REPRESENTANTES DO MUNICÍPIO

WhatsApp Image 2022 06 09 at 11.36.45

Representantes do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt participaram de uma reunião para firmar parceria com o município de Joinville com objetivo de oferecer a residência médica em Psiquiatria.

"O programa de residência em Psiquiatria tem duração de três anos e parte da carga horária da residência precisa ser cumprida nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPs), que são geridos pelo município. Agora, com essa parceria e apoio já firmado, podemos dar andamento aos trâmites para a consolidação do programa", explica a responsável pela Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRHDS, Jaqueline Barp.

O programa será montado pela Comissão de Residência Médica (COREME) do HRHDS, pela médica responsável pela Psiquiatria, Carin Tonchuk e representantes da área do município e do HRHDS. Após toda fundamentação do programa, ele será encaminhado para submissão pela Comissão Nacional.

A psiquiatra Carin Tonchuk ressalta a importância da consolidação da residência em psiquiatria no HRHDS. "Joinville é referência para muitas especialidades médicas e com a Saúde Mental não é diferente. A cidade conta com uma rica estrutura, possuindo CAPS e equipes de saúde mental regionalizadas, sendo a referência de leitos de internação para a macrorregião norte e nordeste", pontua.

Conforme a gerente técnica do HRHDS, Maria da Graça de Lima Assef a criação do programa é essencial para suprir uma demanda regional destes profissionais. "Além de aumentar o número de especialistas, a implementação da residência contribui para o desenvolvimento e fortalecimento científico das especialidades, então também tem o potencial de estimular a fixação dos médicos na nossa região, tornando-a um polo mais atrativo para esta área do saber, tão essencial aos tempos que temos vivido", observa a médica.

O diretor geral do HRHDS, Evandro Rodrigues Godoy, afirma que o HRHDS é um local rico para a residência médica, pois fornece subsídios para que os futuros especialistas possam vivenciar os casos clínicos, com todo o apoio dos médicos experientes. "Essa troca inicial para a criação da residência em Psiquiatria é um marco para nossa instituição. Somos um hospital ensino e temos uma vasta experiência com preceptoria. A criação de mais um programa de residência irá somar e fortalecer toda a prática que já desempenhamos rotineiramente", avalia.