Gerente de enfermagem Andrea utiliza dashboard de Radar Gerencial
Desde 2020, o HRHDS conta com uma ferramenta primordial para a organização do quadro pessoal da enfermagem nos setores: o dashboard de Radar Gerencial criado pelo setor Connecta da instituição. Dentre as várias funcionalidades, a ferramenta considera a escala de Fugulin para elencar a quantidade de pacientes para cada técnico em enfermagem e realiza os cálculos automaticamente.
"Isso permite que a equipe fique menos sobrecarregada, caso algum servidor não compareça ao plantão, por exemplo. A Escala de Fugulin demonstra a complexidade de cada setor, por intermédio das condições descritas na escala de avaliação de complexidade assistencial, distribuindo de maneira igualitária os funcionários, conforme resolução do COREN. O dashboard faz a leitura e diz quantos e quais pacientes cada profissional consegue assumir naquele plantão", explica a gerente de enfermagem Andrea Luciana David. Isso proporciona também o remanejamento consciente de servidores para outros setores.
Conforme o diretor geral do Hospital Regional de Joinville é essencial automatizar os processos para garantir maior agilidade e excelência. "Precisamos utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para que possamos lapidar nosso trabalho e aprimorar a visualização dos nossos fluxos e métodos", avalia.
O que é Fugulin?
A Escala de Fugulin foi criada pela Dra. Enf. Fernanda Maria Togeiro Fugulin da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), tendo sua menção em 2004 e sendo implementada pela resolução do COFEN n°293/2004. A escala avalia 12 itens, onde são atribuídas notas de 1 a 4 (1 para menos dependente e 4 para mais dependente). Baseado na pontuação do paciente, ele pode ser classificado como Cuidados Mínimos, Cuidados Intermediários, Alta Dependência, Semi-Intensivo ou Intensivo.
Os itens avaliados no paciente são: 01) Estado Mental, 02) Oxigenação, 03) Sinais Vitais, 04) Motilidade 05) Deambulação 06) Alimentação, 07) Cuidado Corporal, 08) Eliminação 09) Terapêutica 10) Comprometimento Tecidual 11) Curativo e 12) Tempo de Curativo.