HRHDS PROMOVE VISITA DE ANIMAL DE ESTIMAÇÃO À PACIENTE INTERNADO

animal estimacao

A rotina de um paciente da UTI Covid do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt foi alterada na manhã de quarta-feira (22) com uma agradável visita: Mel, uma cadelinha da raça Yorkshire. Um dos tutores do animal está internado na instituição desde maio deste ano, por Covid-19. O paciente sentia muita falta do cão e toda equipe multidisciplinar foi envolvida para possibilitar o encontro.

"Desde que o paciente despertou da sedação ele pedia para encontrar seu animal de estimação, então, a equipe considerou que seria importante para sua recuperação encontrá-la", explica a assistente social Elisandra Bastos. O encontro ocorreu na área externa do hospital e o paciente foi monitorizado durante todo o período para garantir sua segurança e conforto.

Conforme a psicóloga Ana Beatriz Mendes, a UTI conta com o projeto de Humanização na CTI Covid, que consiste na estimulação diária com foco afetivo ou cognitivo. "Observamos que quando a família enviava vídeos da Mel, o paciente ficava extremamente feliz, além de relatar muita saudade do animal", comenta.

A profissional explica que há diversos estudos que comprovam os benefícios das visitas de animais de estimação no contexto hospitalar. "Há uma maior estimulação dos hormônios conhecidos como o quarteto da felicidade: dopamina, ocitocina, serotonina e a endorfina, então isso traz bem estar ao paciente. Além disso, estas ações de estimulação diária são recursos de motivação para que o paciente permaneça focado no seu tratamento e sua recuperação", afirma.