HOSPITAL REGIONAL DE JOINVILLE ORGANIZA VISTORIA NA INSTITUIÇÃO CONTRA A DENGUE

HPS REGIONAL JILLEA Divisão de Qualidade do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em conjunto com o Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, Manutenção e Brigada de Emergência realizaram uma força tarefa para a identificação e eliminação dos focos do mosquito causador da dengue nas imediações internas e externas da unidade.

Conforme a enfermeira Mara Lúcia Monteiro, responsável pela Divisão de Qualidade, o objetivo da ação é tornar o hospital e seus arredores um local mais seguro contra a doença, pois o bairro Boa Vista é um dos mais afetados no município pela doença. "A ação de vistoria foi promovida, primeiramente, com o intuito de identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. O trabalho, porém, também visa a elaboração de um plano de ação para manutenção das áreas e execução de ações de prevenção, a partir da educação continuada quanto aos cuidados necessários, principalmente em relação à limpeza das áreas e ausência de água parada em recipientes", avalia.

Conforme os responsáveis pela vistoria, não foram encontrados focos do mosquito, mas foi identificada a necessidade de educação sanitária para os profissionais, pacientes e acompanhantes. "Precisamos da conscientização deles para que mantenham os ambientes limpos e isentos de recipientes que possam ser criadouros para o mosquito", alerta Monteiro.

O MOSQUITO E A DENGUE

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela e o seu ciclo de vida é divido em 4 fases: ovo, larva, pupa e mosquito desenvolvido. O ciclo começa quando uma fêmea adulta deposita seus ovos nas paredes dos reservatórios com água limpa, parada e normalmente após 7 dias, a larva cresce e vira pupa e, 2 dias depois, o mosquito está completamente formado e pronto para picar.

Uma única fêmea produz de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de 3 ciclos durante sua vida. Apenas os mosquitos da espécie Aedes aegypti são capazes de transmitir a dengue, quando infectados pelo vírus. Além disso, apenas os mosquitos fêmeas infectados é que transmitem a doença. O mosquito da dengue é caracterizado por ter cor preta e riscos brancos no seu corpo, cabeça e patas, podendo ser facilmente diferenciado dos outros mosquitos.