HELIPONTO DO HRHDS CONTA COM BIRUTA PARA AUXILIAR POUSO E DECOLAGEM DE HELICÓPTEROS

HELIPONTOO Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, conta agora com uma biruta para auxiliar no pouso seguro de helicopteros que transportam pacientes graves para atendimento na Unidade.

A instalação foi realizada neste sábado, 11, através de um projeto envolvendo a Associação Brasileira de Amigos Escoteiros e Bandeirantes (ABAEB-Guilda Joinville) e do Grupo Escoteiro Príncipe de Joinville. A ação também contou com o apoio da 2ª Companhia de Aviação da PM/SC (GRAER/Joinville) e da Sol Paragliders, de Jaraguá do Sul.

"A instalação deste equipamento é de extrema importância para nossa instituição, trazendo mais segurança durante o pouso e a decolagem de aeronaves. Nós agradecemos a iniciativa dos parceiros por proporcionar esta atualização ao nosso heliponto", comenta o diretor geral Evandro Godoy.

Como funciona uma biruta?
O instrumento é formado por um cone com duas aberturas. A abertura maior recebe o vento e direciona a biruta, indicando sua direção. Acoplada a um anel de metal com capacidade de rotação de 360º graus, a armação do dispositivo é articulada. A biruta é confeccionada em material maleável e resistente à corrosão e à força do vento, já que ela deve suportar a força do vento, independente da condição climática.