ENSINO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS) PROMOVE TREINAMENTO PARA 4.463 PESSOAS EM 2021

EPSO Ensino Permanente em Saúde (EPS) do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, está ativo desde agosto de 2018 e tem por objetivo levar o conhecimento técnico e teórico aos servidores da instituição sobre temas relevantes para o exercício profissional, além de promover treinamentos específicos sobre os Protocolos Operacionais Padrão (POP), rotinas assistenciais, uso de novos equipamentos e dispositivos.

Somente no ano de 2021, dentre todas as atividades desenvolvidas pelo setor, foram capacitados 4.463 pessoas, sendo funcionários, estagiários, residentes e terceiros. Atualmente, o setor conta com duas enfermeiras: Andressa Posselt e Silvana Lazzari; e duas técnicas de enfermagem: Andrea Zanotti e Karine Dresch.

"Geralmente nós promovemos de um a dois treinamentos mensais, dependendo do tema e do público alvo. Nossa demanda vem dos indicadores assistenciais, da Divisão de Qualidade, da SCIRAS e das solicitações dos próprios setores, incluindo as coordenações, equipe multidisciplinar, equipe técnica de enfermagem e engenharia clinica. Até o mês de abril deste ano foram realizadas 19 capacitações, envolvendo a integração de novos servidores, estagiários e treinamentos in loco", afirma a enfermeira coordenadora do EPS, Silvana Lazzari.

Para o próximo semestre, a intenção do Ensino Permanente é expandir as capacitações, conforme as necessidades da Unidade, através do planejamento de treinamentos visando o aprimoramento do desempenho profissional para uma assistência de qualidade. Conforme o setor, é essencial atender às demandas dos servidores, envolvendo-os no processo de ensino, de forma a impactar positivamente a assistência prestada de forma segura à comunidade e o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no processo.

“Queremos trabalhar por eles e com eles, pois acreditamos que o ensino é um caminho de mão dupla, onde o conhecimento é construído por quem aprende e por quem ensina”, ressalta a enfermeira Silvana.