O Ensino Permanente em Saúde (EPS) do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, está ativo desde agosto de 2018 e tem por objetivo levar o conhecimento técnico e teórico aos servidores da instituição sobre temas relevantes para o exercício profissional, além de promover treinamentos específicos sobre os Protocolos Operacionais Padrão (POP), rotinas assistenciais, uso de novos equipamentos e dispositivos.
Somente no ano de 2021, dentre todas as atividades desenvolvidas pelo setor, foram capacitados 4.463 pessoas, sendo funcionários, estagiários, residentes e terceiros. Atualmente, o setor conta com duas enfermeiras: Andressa Posselt e Silvana Lazzari; e duas técnicas de enfermagem: Andrea Zanotti e Karine Dresch.
"Geralmente nós promovemos de um a dois treinamentos mensais, dependendo do tema e do público alvo. Nossa demanda vem dos indicadores assistenciais, da Divisão de Qualidade, da SCIRAS e das solicitações dos próprios setores, incluindo as coordenações, equipe multidisciplinar, equipe técnica de enfermagem e engenharia clinica. Até o mês de abril deste ano foram realizadas 19 capacitações, envolvendo a integração de novos servidores, estagiários e treinamentos in loco", afirma a enfermeira coordenadora do EPS, Silvana Lazzari.
Para o próximo semestre, a intenção do Ensino Permanente é expandir as capacitações, conforme as necessidades da Unidade, através do planejamento de treinamentos visando o aprimoramento do desempenho profissional para uma assistência de qualidade. Conforme o setor, é essencial atender às demandas dos servidores, envolvendo-os no processo de ensino, de forma a impactar positivamente a assistência prestada de forma segura à comunidade e o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no processo.
“Queremos trabalhar por eles e com eles, pois acreditamos que o ensino é um caminho de mão dupla, onde o conhecimento é construído por quem aprende e por quem ensina”, ressalta a enfermeira Silvana.