Escritório da Qualidade

O Escritório da Qualidade do HRHDS é responsável por:

- Monitoramento dos indicadores de Qualidade (elaboração, controle e monitoramento de indicadores do NUSEP/Gestão de risco e adesão aos processos; Treinamentos e capacitações em análise de resultados; Elaboração do relatório de Gestão Anual.

- Padronização de documentos e processos: elaboração, revisão, aprovação e publicidade de POP’s, fluxogramas, formulários, protocolos, regimentos e manuais da instituição; supervisão e auditoria dos processos padronizados.

- Alvarás e documentações: solicitação e juntada de documentos, abertura de processo, protocolo de solicitação, acompanhamento e manutenção de documentação para legalidade da instituição; acompanhamento dos órgãos reguladores nas fiscalizações (sanitária, ambiental, conselhos profissionais, etc).

- Fiscalização dos contratos de resíduos e limpeza de fossa/filtro;

- Credenciamento: Instrução sobre legislação, solicitação e juntada de documentos, abertura de processo, protocolo de solicitação, acompanhamento e manutenção dos credenciamentos para contratualização das habilitações do HRHDS.

- Planejamento estratégico: elaboração, controle e monitoramento de planejamento de todos os setores para alcance das metas institucionais; treinamentos e capacitações em análise de resultados.

- Gestão de Risco: recebimento, cadastro, investigação, elaboração de plano e devolutivas de: notificações de eventos adversos assistenciais (na assistência ao paciente) e não assistenciais (em relação ao processo de trabalho), queixas técnicas de materiais e equipamentos (tecnovigilância), queixas técnicas e eventos com sangue ou hemoderivados (hemovigilância), queixas técnicas e eventos com órgãos e tecidos p/ transplantes (biovigilância); acompanhamento das queixas técnicas de medicamentos (farmacovigilância). Elaboração de plano de ação contingencial.

- Núcleo de Segurança do Paciente: supervisão das ações das seis metas internacionais de segurança do paciente, realizando a conferência e orientando: a correta identificação dos pacientes; comunicação segura; medicação segura, cirurgia segura, prevenção de quedas e lesão por pressão.

- Comissões: Organização, controle e manutenção do funcionamento das comissões internas do HRHDS, atuando como facilitador e promotor de reuniões.

- Não conformidades: recebimento, planilhagem, protocolo, encaminhamento para resposta, indicação do processo e devolutivas das ações de não conformidades registradas pelos servidores do HRHDS.

- PGRSS: Acompanhamento, orientação e supervisão de todas as fases dos manejos dos resíduos nas etapas intra e extra-hospitalares; emissão de manifesto de transporte dos resíduos; Acompanhamento e supervisão do descarte dos resíduos semi-sólidos; provimento de materiais (lixeiras) e equipamentos (contentores) do PGRSS; orientações diárias em sala de espera; Treinamentos e capacitações em PGRSS;

- Custos e resultados: Planilhagem dos gastos e despesas financeiras de toda a instituição (pagamento de fornecedores, serviços, rh, etc); avaliação da produção x nº atendimento; lançamento no sistema da tríplice (SES); avaliação do custo x efetividade dos serviços pelos indicadores.

- Ouvidoria: recebimento, planilhagem, protocolo, encaminhamento para resposta, investigação e devolutivas de queixas, denúncias, elogios dos clientes internos (funcionários) e externos (pacientes, acompanhantes e familiares); pesquisa de satisfação.